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Educação financeira crítica: um olhar a partir de uma atividade sobre empreendedorismo

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dc.contributor.author Silva, Aldemir Pereira da
dc.date.accessioned 2025-06-03T12:46:11Z
dc.date.available 2025-06-03T12:46:11Z
dc.date.issued 2024-11-28
dc.identifier.other CDD 374.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33937
dc.description SILVA, Aldemir. Educação financeira crítica: um olhar a partir de uma atividade sobre empreendedorismo. 2024. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Financeira (EF) é fundamental para desenvolver habilidades que capacitam os indivíduos a tomarem decisões financeiras seguras e conscientes, especialmente em um contexto socioeconômico complexo e desafiador. Este trabalho explora a importância da EF na formação escolar e sua aplicação prática por meio de atividades críticas, destacando sua relevância para o desenvolvimento de competências financeiras e sociais em estudantes da Educação Básica. Neste trabalho buscamos dar respostas para a seguinte pergunta: De que maneira a Educação Financeira, integrada a perspectivas críticas, pode estimular reflexões sobre as implicações sociais, econômicas e educacionais do empreendedorismo, questionando suas lógicas meritocráticas e individualistas? Para isso, de forma geral, objetivamos analisar como a EF, alinhada a abordagens críticas, pode contribuir para a formação de uma visão crítica sobre o empreendedorismo, considerando seus impactos sociais, econômicos e educacionais e sugerindo formas de integrar esses temas no contexto escolar. Para o alcance desse objetivo foi aplicada uma atividade prática integrante de um Produto Educacional desenvolvido em uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Essa atividade buscou promover a reflexão sobre o consumo responsável, o empreendedorismo e suas implicações sociais, ao mesmo tempo em que desafiou a visão mercadológica predominante. Com base em uma revisão teórica, o trabalho aborda as diferentes perspectivas da EF, incluindo a visão mercadológica, que traz uma perspectiva individualizada e voltada apenas ao funcionamento do mercado financeiro, e a abordagem crítica, que promove a reflexão sobre o impacto social e ético das práticas financeiras. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, visando compreender de forma aprofundada as percepções e reflexões dos alunos do Ensino Médio sobre temas como EF e empreendedorismo. A aplicação ocorreu em três aulas, começando com a apresentação da atividade e a leitura de textos desafiadores que despertaram resistência inicial entre os alunos, dada a complexidade dos termos e do tema. Após esclarecimento das dúvidas, foi realizado o desenvolvimento da atividade prática, que incluiu discussões críticas sobre os conteúdos abordados. Os resultados demonstraram que, apesar das dificuldades iniciais, os estudantes participaram ativamente, apresentando reflexões que evidenciaram uma ruptura parcial com a visão tradicional e individualista de empreendedorismo. Este estudo contribui para o entendimento da EF e do empreendedorismo sob um olhar crítico como componentes essenciais da educação contemporânea, ressaltando seu papel na promoção da cidadania financeira e no desenvolvimento de uma sociedade mais informada e consciente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.title Educação financeira crítica: um olhar a partir de uma atividade sobre empreendedorismo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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