dc.description.abstract |
A Educação Financeira (EF) é fundamental para desenvolver habilidades que capacitam os
indivíduos a tomarem decisões financeiras seguras e conscientes, especialmente em um
contexto socioeconômico complexo e desafiador. Este trabalho explora a importância da EF
na formação escolar e sua aplicação prática por meio de atividades críticas, destacando sua
relevância para o desenvolvimento de competências financeiras e sociais em estudantes da
Educação Básica. Neste trabalho buscamos dar respostas para a seguinte pergunta: De que
maneira a Educação Financeira, integrada a perspectivas críticas, pode estimular reflexões
sobre as implicações sociais, econômicas e educacionais do empreendedorismo, questionando
suas lógicas meritocráticas e individualistas? Para isso, de forma geral, objetivamos analisar
como a EF, alinhada a abordagens críticas, pode contribuir para a formação de uma visão
crítica sobre o empreendedorismo, considerando seus impactos sociais, econômicos e
educacionais e sugerindo formas de integrar esses temas no contexto escolar. Para o alcance
desse objetivo foi aplicada uma atividade prática integrante de um Produto Educacional
desenvolvido em uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino de
Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Essa atividade buscou
promover a reflexão sobre o consumo responsável, o empreendedorismo e suas implicações
sociais, ao mesmo tempo em que desafiou a visão mercadológica predominante. Com base em
uma revisão teórica, o trabalho aborda as diferentes perspectivas da EF, incluindo a visão
mercadológica, que traz uma perspectiva individualizada e voltada apenas ao funcionamento
do mercado financeiro, e a abordagem crítica, que promove a reflexão sobre o impacto social
e ético das práticas financeiras. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, visando
compreender de forma aprofundada as percepções e reflexões dos alunos do Ensino Médio
sobre temas como EF e empreendedorismo. A aplicação ocorreu em três aulas, começando
com a apresentação da atividade e a leitura de textos desafiadores que despertaram resistência
inicial entre os alunos, dada a complexidade dos termos e do tema. Após esclarecimento das
dúvidas, foi realizado o desenvolvimento da atividade prática, que incluiu discussões críticas
sobre os conteúdos abordados. Os resultados demonstraram que, apesar das dificuldades
iniciais, os estudantes participaram ativamente, apresentando reflexões que evidenciaram uma
ruptura parcial com a visão tradicional e individualista de empreendedorismo. Este estudo
contribui para o entendimento da EF e do empreendedorismo sob um olhar crítico como
componentes essenciais da educação contemporânea, ressaltando seu papel na promoção da
cidadania financeira e no desenvolvimento de uma sociedade mais informada e consciente. |
pt_BR |