Resumo:
O presente trabalho analisa a atuação do profissional de educação física na reabilitação de pacientes amputados, com foco no contexto hospitalar. A pesquisa destaca a importância do estágio supervisionado na formação do estudante de educação física, ressaltando suas contribuições para a recuperação e melhoria da
qualidade de vida dos pacientes que enfrentam a perda de membros. Por meio de relatos de experiência no ambiente hospitalar, busca-se demonstrar como a aplicação de exercícios físicos supervisionados pode ajudar na superação de obstáculos físicos e emocionais, promovendo o bem-estar e a reintegração social
dos pacientes. A pesquisa destaca também a relevância das intervenções físicas e psicológicas, com o profissional de educação física auxiliando na recuperação funcional, além de oferecer suporte emocional para enfrentar as dificuldades do processo. Os objetivos específicos incluem evidenciar o impacto do estágio na
formação do estudante, analisar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e o papel do educador físico na superação dessas dificuldades, além de demonstrar como a prática de exercícios contribui para a qualidade de vida dos amputados. A metodologia é qualitativa, com ênfase no relato de experiência do estágio supervisionado, envolvendo observação direta, coleta de dados e análise das interações entre pacientes e profissionais de saúde. A pesquisa conclui a importância do profissional de educação física na reabilitação hospitalar e sua contribuição para o bem-estar integral dos pacientes amputados.
Descrição:
MOURA, Mateus Leandro Barros da Costa. A importância da Educação Física no ambiente hospitalar na avaliação da qualidade de vida de pacientes amputados: um relato de experiência. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.