Resumo:
Este trabalho tem como objetivo mapear os jogos empregados em trabalhos de conclusão de curso defendidos no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB - Campus I. A análise inclui jogos digitais, analógicos e quebra-cabeças, considerando sua aplicabilidade em todos os níveis de ensino. A pesquisa é do tipo qualitativa e bibliográfica e buscou, para fins de análise, categorizar os jogos de acordo com as seguintes categorias: aprendizagem colaborativa, memorização e agilidade mental, simulação da vida real, manipulação visual e espacial, e jogos baseados em regras e estratégias. Ao mapear os conteúdos matemáticos abordados nos jogos, também consideramos se os mesmos foram utilizados antes, durante ou depois da abordagem do conteúdo em estudo, além de identificar em qual nível de ensino foi realizado o estudo. A visão panorâmica dos jogos mapeados apresentada neste trabalho evidencia quais jogos têm sido alvo de investigação, permitindo-nos conhecer esses jogos e estimulando a explorar a literatura para compreender como eles vêm sendo abordados pedagogicamente, incentivando o desenvolvimento de novas pesquisas.
Descrição:
SILVA, Natan Amancio da. Mapeamento do uso de jogos na educação matemática: um olhar para trabalhos de conclusão de curso. 2024. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.