Resumo:
O ensino de Biologia desempenha um papel crucial na orientação e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST). Assim, o principal objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar pesquisas sobre a temática da educação sexual com destaque para as ISTs em jovens e adolescentes do ensino médio, por meio da análise de documentos científicos que contribuíram para a formação e conscientização dos alunos, a partir da disciplina da Biologia no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este estudou adotou uma metodologia de revisão integrativa, empregando pesquisas em diversas bases de dados acadêmicas, incluindo o Google Scholar, Science Direct e PubMed. Com base na análise dos resultados da revisão bibliográfica, foram elaboradas as discussões e considerações finais deste estudo, destacando a relevância da disciplina de Biologia no contexto das ISTs nas escolas de ensino médio e suas implicações para a conscientização e educação sexual de jovens e adolescentes. Foram incluídos na amostra final 14 artigos, cuja revisão ressalta a importância desta disciplina como um veículo fundamental para a disseminação do conhecimento sobre ISTs entre os adolescentes. Como conclusão tem-se que apesar dos benefícios evidentes da educação sobre ISTs na Biologia, os estudos também apontam desafios, tais como a falta de uniformidade nos currículos e as barreiras culturais. Fazendo necessário que sejam implementadas estratégias para superar essas barreiras e garantir que a educação sobre ISTs seja acessível a todos os alunos, independentemente de seu contexto.
Descrição:
NASCIMENTO, Genilza. Contribuições da biologia em escolas de ensino médio da rede pública na paraíba sobre às infecções sexualmente transmissíveis. 2024.19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas )- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024