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Contribuições da biologia em escolas de ensino médio da rede pública na paraíba sobre às infecções sexualmente transmissíveis

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dc.contributor.author Nascimento, Genilza Matias do
dc.date.accessioned 2025-06-03T14:22:06Z
dc.date.available 2025-06-03T14:22:06Z
dc.date.issued 2024-11-14
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33957
dc.description NASCIMENTO, Genilza. Contribuições da biologia em escolas de ensino médio da rede pública na paraíba sobre às infecções sexualmente transmissíveis. 2024.19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas )- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024 pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Biologia desempenha um papel crucial na orientação e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST). Assim, o principal objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar pesquisas sobre a temática da educação sexual com destaque para as ISTs em jovens e adolescentes do ensino médio, por meio da análise de documentos científicos que contribuíram para a formação e conscientização dos alunos, a partir da disciplina da Biologia no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este estudou adotou uma metodologia de revisão integrativa, empregando pesquisas em diversas bases de dados acadêmicas, incluindo o Google Scholar, Science Direct e PubMed. Com base na análise dos resultados da revisão bibliográfica, foram elaboradas as discussões e considerações finais deste estudo, destacando a relevância da disciplina de Biologia no contexto das ISTs nas escolas de ensino médio e suas implicações para a conscientização e educação sexual de jovens e adolescentes. Foram incluídos na amostra final 14 artigos, cuja revisão ressalta a importância desta disciplina como um veículo fundamental para a disseminação do conhecimento sobre ISTs entre os adolescentes. Como conclusão tem-se que apesar dos benefícios evidentes da educação sobre ISTs na Biologia, os estudos também apontam desafios, tais como a falta de uniformidade nos currículos e as barreiras culturais. Fazendo necessário que sejam implementadas estratégias para superar essas barreiras e garantir que a educação sobre ISTs seja acessível a todos os alunos, independentemente de seu contexto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Francisco Ramos Brito pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Saúde sexual pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Infecções sexualmente transmissíveis pt_BR
dc.title Contribuições da biologia em escolas de ensino médio da rede pública na paraíba sobre às infecções sexualmente transmissíveis pt_BR
dc.type Other pt_BR


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