Resumo:
O presente artigo tem por objetivo, analisar de que forma os saberes tradicionais mobilizados
nas vivências de uma casa de farinha se constituem como práticas educativas comunitárias,
articulando memória, trabalho coletivo e Educação Popular no contexto da agricultura familiar.
Dessa forma buscamos também 1. Conhecer como as casas de farinha contribuem para a
preservação e transmissão dos saberes populares no contexto da agricultura familiar; 2.
Apresentar a organização do trabalho nas casas de farinha e sua relação com os processos
educativos e formativos no meio rural; Assim como 3. Identificar a presença da Educação
Popular nas práticas comunitárias e nos saberes tradicionais do Sítio Barroca dos Santos. A
pesquisa foi norteada pela pergunta: De que maneira a história e memória das casas de farinha
contribuem para a valorização e transmissão dos saberes populares no contexto da Educação
Popular? Baseando-se nas discussões teóricas de Cascudo (1983), Freire (2011) e Sales (2010)
entre outros. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa baseada na observação
participante, escrita autobiográfica e levantamento bibliográfico. Foram utilizadas referências
como Lukatos (2003), Silva (2022), Gaspar (2002) e Brandão (2007), articulando teoria e
prática. As visitas às casas de farinha permitiram vivenciar e registrar os saberes partilhados e
práticas culturais. As fontes incluem dados de campo, entrevistas e obras que discutem saberes
populares e educação não formal.
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Mônica Santos de. Entre farinhada e saberes: vivência de uma casa de farinha em Itapororoca - PB. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.