dc.contributor.author |
Vieira, Viviane de Souza Cabral |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-10T20:41:15Z |
|
dc.date.available |
2025-06-10T20:41:15Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33986 |
|
dc.description |
VIEIRA, Viviane de Souza Cabral. Uma reflexão sobre a interação do docente e o cuidador dos alunos com TEA na educação infantil. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O autismo no ambiente escolar conforme o estudo vem crescendo, e com isso demanda um cuidador em sala de aula caso necessário, e o professor deve obter conhecimentos adequados ao TEA. Este trabalho tem o intuito de compreender como se dar a relação professor e cuidador no âmbito escolar. A pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa para a coleta e análises de dados. Foi realizado questionário aplicado ao professor e cuidador para obter informações e interpretações dos dados recolhidos. Assim, espera-se que o resultado da pesquisa possa contribuir para que as instituições escolares promova curso de capacitação, palestras e debates sobre TEA, promovendo ao professor e cuidador no âmbito escolar, o conhecimento necessário ao TEA. Conclui-se que esta pesquisa tem como objetivo que a criança com TEA possa ter pessoas com conhecimentos adequados, que promova seu desenvolvimento educacional. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidador |
pt_BR |
dc.title |
Uma reflexão sobre a interação do docente e o cuidador dos alunos com TEA na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |