Resumo:
O autismo no ambiente escolar conforme o estudo vem crescendo, e com isso demanda um cuidador em sala de aula caso necessário, e o professor deve obter conhecimentos adequados ao TEA. Este trabalho tem o intuito de compreender como se dar a relação professor e cuidador no âmbito escolar. A pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa para a coleta e análises de dados. Foi realizado questionário aplicado ao professor e cuidador para obter informações e interpretações dos dados recolhidos. Assim, espera-se que o resultado da pesquisa possa contribuir para que as instituições escolares promova curso de capacitação, palestras e debates sobre TEA, promovendo ao professor e cuidador no âmbito escolar, o conhecimento necessário ao TEA. Conclui-se que esta pesquisa tem como objetivo que a criança com TEA possa ter pessoas com conhecimentos adequados, que promova seu desenvolvimento educacional.
Descrição:
VIEIRA, Viviane de Souza Cabral. Uma reflexão sobre a interação do docente e o cuidador dos alunos com TEA na educação infantil. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.