Resumo:
A musicalização é uma ferramenta auxiliadora no processo educacional, sendo possível mobi
lizá-la em muitos aspectos do desenvolvimento infantil, sobretudo na socialização. Diante
disso, o objetivo desse trabalho centra-se em investigar como a musicalização contribui para o
processo de socialização das crianças na educação infantil; seguido dos respectivos objetivos
específicos: a) apresentar os contributos da musicalização para o processo de socialização das
crianças; b) refletir como a musicalização é desenvolvida na educação infantil; c) analisar as
percepções das professoras sobre a musicalização no processo de socialização. Metodologica
mente, essa pesquisa se classifica como de natureza exploratória e qualitativa. Partindo inicial
mente do levantamento bibliográfico, foram identificados autores indispensáveis à discussão,
tais como: Brito (2003), Craidy e Kaercher (2001), Luckesi (2014), Corsaro (2018), Sarmento
(2005), entre outros que nortearam o aprofundamento e as análises dos dados. Em sequência
foi desenvolvida uma pesquisa de campo com aplicação de questionários com professoras da
Educação Infantil da rede municipal de Belém/PB. Mediante os dados coletados e analisados,
foi possível reconhecer que as professoras possuem alguns conhecimentos acerca da utilização
da música como ferramenta lúdica na educação infantil, fazem uso da mesma em diferentes
contextos, reconhecem sua relevância, embora apontem também dificuldades no planejamento
dessas ações, como a falta de espaço para os movimentos Por fim, foi possível identificar que
a música é uma linguagem cultural que marca contextos, se bem potencializada pode se confi
gurar como um instrumento aliado ao professor no processo de interação das crianças.
Descrição:
SILVA, Esmeralda Monteiro da. A musicalização na educação infantil: contribuições para o processo de socialização das crianças. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.