UEPB - Repositório Digital

A musicalização na educação infantil: contribuições para o processo de socialização das crianças

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Esmeralda Monteiro da
dc.date.accessioned 2025-06-10T21:17:57Z
dc.date.available 2025-06-10T21:17:57Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.other CDD 372.87
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33989
dc.description SILVA, Esmeralda Monteiro da. A musicalização na educação infantil: contribuições para o processo de socialização das crianças. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A musicalização é uma ferramenta auxiliadora no processo educacional, sendo possível mobi lizá-la em muitos aspectos do desenvolvimento infantil, sobretudo na socialização. Diante disso, o objetivo desse trabalho centra-se em investigar como a musicalização contribui para o processo de socialização das crianças na educação infantil; seguido dos respectivos objetivos específicos: a) apresentar os contributos da musicalização para o processo de socialização das crianças; b) refletir como a musicalização é desenvolvida na educação infantil; c) analisar as percepções das professoras sobre a musicalização no processo de socialização. Metodologica mente, essa pesquisa se classifica como de natureza exploratória e qualitativa. Partindo inicial mente do levantamento bibliográfico, foram identificados autores indispensáveis à discussão, tais como: Brito (2003), Craidy e Kaercher (2001), Luckesi (2014), Corsaro (2018), Sarmento (2005), entre outros que nortearam o aprofundamento e as análises dos dados. Em sequência foi desenvolvida uma pesquisa de campo com aplicação de questionários com professoras da Educação Infantil da rede municipal de Belém/PB. Mediante os dados coletados e analisados, foi possível reconhecer que as professoras possuem alguns conhecimentos acerca da utilização da música como ferramenta lúdica na educação infantil, fazem uso da mesma em diferentes contextos, reconhecem sua relevância, embora apontem também dificuldades no planejamento dessas ações, como a falta de espaço para os movimentos Por fim, foi possível identificar que a música é uma linguagem cultural que marca contextos, se bem potencializada pode se confi gurar como um instrumento aliado ao professor no processo de interação das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Musicalização pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title A musicalização na educação infantil: contribuições para o processo de socialização das crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta