UEPB - Repositório Digital

Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Natally Vitória Rufino de
dc.date.accessioned 2025-06-11T12:08:17Z
dc.date.available 2025-06-11T12:08:17Z
dc.date.issued 2025-05-28
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33994
dc.description SOUZA, Natally Vitória Rufino de. Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisa a transição dos alunos do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, com foco nas dimensões didática, pedagógica e psicológica. A pesquisa, realizada por meio de questionários aplicados a estudantes, revela que a maioria dos alunos, com idades entre 11 e 12 anos, enfrenta desafios nessa fase de transição. Entre as principais dificuldades destacam-se a diminuição do uso de atividades lúdicas (59%) e a falta de afetividade nas relações com os professores (62%). Tais aspectos impactam negativamente tanto a adaptação escolar quanto o bem-estar emocional dos estudantes. Com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e outros autores que perduram durante o texto, o trabalho destaca a importância de práticas pedagógicas que promovam acolhimento, escuta e vínculo afetivo. Além disso, sugere que futuros estudos sobre o tema sejam expandidos para outras regiões, dada a escassez de pesquisas focadas nesse processo de transição. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transição pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.title Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta