dc.contributor.author |
Souza, Natally Vitória Rufino de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-11T12:08:17Z |
|
dc.date.available |
2025-06-11T12:08:17Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33994 |
|
dc.description |
SOUZA, Natally Vitória Rufino de. Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo analisa a transição dos alunos do Ensino Fundamental I para o Ensino
Fundamental II, com foco nas dimensões didática, pedagógica e psicológica. A
pesquisa, realizada por meio de questionários aplicados a estudantes, revela que a
maioria dos alunos, com idades entre 11 e 12 anos, enfrenta desafios nessa fase de
transição. Entre as principais dificuldades destacam-se a diminuição do uso de
atividades lúdicas (59%) e a falta de afetividade nas relações com os professores
(62%). Tais aspectos impactam negativamente tanto a adaptação escolar quanto o
bem-estar emocional dos estudantes. Com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e
outros autores que perduram durante o texto, o trabalho destaca a importância de
práticas pedagógicas que promovam acolhimento, escuta e vínculo afetivo. Além
disso, sugere que futuros estudos sobre o tema sejam expandidos para outras
regiões, dada a escassez de pesquisas focadas nesse processo de transição. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transição |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescência |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |