Resumo:
Este estudo analisa a transição dos alunos do Ensino Fundamental I para o Ensino
Fundamental II, com foco nas dimensões didática, pedagógica e psicológica. A
pesquisa, realizada por meio de questionários aplicados a estudantes, revela que a
maioria dos alunos, com idades entre 11 e 12 anos, enfrenta desafios nessa fase de
transição. Entre as principais dificuldades destacam-se a diminuição do uso de
atividades lúdicas (59%) e a falta de afetividade nas relações com os professores
(62%). Tais aspectos impactam negativamente tanto a adaptação escolar quanto o
bem-estar emocional dos estudantes. Com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e
outros autores que perduram durante o texto, o trabalho destaca a importância de
práticas pedagógicas que promovam acolhimento, escuta e vínculo afetivo. Além
disso, sugere que futuros estudos sobre o tema sejam expandidos para outras
regiões, dada a escassez de pesquisas focadas nesse processo de transição.
Descrição:
SOUZA, Natally Vitória Rufino de. Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.