Resumo:
A efetivação prática do acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos com
deficiência no espaço escolar não é garantida apenas na disponibilidade de
matrículas, fazendo-se necessário a construção de um ambiente adaptável e
acessível para a inclusão e aprendizagem do público PcD. Nesse contexto,
objetivo do presente trabalho visa destacar a importância da gestão escolar diante
dos desafios para uma educação inclusiva. O presente estudo é de natureza
qualitativa e foi utilizada como procedimento metodológico a revisão bibliográfica.
Como aporte teórico foram consultados autores tais como: Mantoan (2006), Beyer
(2012) e Sassaki (1997), além de documentos legais como a Constituição Federal
de 1988, a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº
13.146/2015). Os resultados obtidos demonstram que diante dos múltiplos
desafios que integram a inclusão dos alunos com deficiência, a atuação dos
gestores e dos demais profissionais que compõe a gestão faz toda a diferença,
contribuindo para o desenvolvimento do público PcD no espaço escolar. O
conhecimento das demandas dos alunos matriculados, o planejamento e
organização do currículo escolar que atenda às necessidades do público PcD, a
mediação entre as famílias e os professores, a solicitação de recursos humanos,
pedagógicos e financeiros para auxiliar a aprendizagem dos alunos são todas
atribuições da gestão escolar, com destaque para os gestores que devem liderar
todas essas atividades. As discussões desenvolvidas no estudo contribuem para
o aprofundamento dos estudos acadêmicos no campo da inclusão escolar,
principalmente no que se refere ao papel da gestão diante dos desafios
vivenciados para a inclusão dos alunos com deficiência.
Descrição:
ALVES, Andressa Palhano. A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva. 2025. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.