UEPB - Repositório Digital

A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Andressa Palhano
dc.date.accessioned 2025-06-11T12:45:03Z
dc.date.available 2025-06-11T12:45:03Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 371.9046
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33996
dc.description ALVES, Andressa Palhano. A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva. 2025. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A efetivação prática do acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos com deficiência no espaço escolar não é garantida apenas na disponibilidade de matrículas, fazendo-se necessário a construção de um ambiente adaptável e acessível para a inclusão e aprendizagem do público PcD. Nesse contexto, objetivo do presente trabalho visa destacar a importância da gestão escolar diante dos desafios para uma educação inclusiva. O presente estudo é de natureza qualitativa e foi utilizada como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Como aporte teórico foram consultados autores tais como: Mantoan (2006), Beyer (2012) e Sassaki (1997), além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Os resultados obtidos demonstram que diante dos múltiplos desafios que integram a inclusão dos alunos com deficiência, a atuação dos gestores e dos demais profissionais que compõe a gestão faz toda a diferença, contribuindo para o desenvolvimento do público PcD no espaço escolar. O conhecimento das demandas dos alunos matriculados, o planejamento e organização do currículo escolar que atenda às necessidades do público PcD, a mediação entre as famílias e os professores, a solicitação de recursos humanos, pedagógicos e financeiros para auxiliar a aprendizagem dos alunos são todas atribuições da gestão escolar, com destaque para os gestores que devem liderar todas essas atividades. As discussões desenvolvidas no estudo contribuem para o aprofundamento dos estudos acadêmicos no campo da inclusão escolar, principalmente no que se refere ao papel da gestão diante dos desafios vivenciados para a inclusão dos alunos com deficiência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta