dc.contributor.author |
Lira, Mykaelle de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-11T21:02:06Z |
|
dc.date.available |
2025-06-11T21:02:06Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.397 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34001 |
|
dc.description |
LIRA, Mykaelle de Souza. A educação lúdica em psicomotricidade: a arte de aprender brincando. 2025. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo científico tem como objetivo central analisar a importância da ludicidade na psicomotricidade como ferramenta potenciadora do desenvolvimento integral da criança. Essencialmente, o estudo buscou verificar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança; discutir como a educação lúdica está atrelada a elementos psicomotores; e relacionar as práticas pedagógicas à psicomotricidade na educação infantil. Sobretudo, abordamos a cultura infantil e a ludicidade pautada na sua interligação no desenvolvimento da criança formando um cenário encorajador para a criança explorar o ambiente. E dissertamos, sobre a psicomotricidade e a sua importância na educação infantil no desenvolvimento integral das crianças, pois trabalha a relação entre o corpo e a mente por meio de atividades que envolvem movimento, percepção, coordenação e controle motor. Como aporte teórico foram utilizados os seguintes autores (as): Àries (1986); Bacelar (2009); Dos Santos e Costa (2015); Fonseca M. (2015); Fonseca V. (2008); Frota (2021); Kishimoto (2016); Moi e Mattos (2019); Sarmento (2007); Souza, Sobrinho e Herran (2017); Tonietto e Garanhani (2017), e os documentos norteadores da Educação Infantil. Com base nos objetivos foi utilizada a metodologia de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa-exploratória. Na coleta de dados utilizamos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Superior - (CAPES), na respectiva base foram escolhidos três estudos para ser realizada a análise. Através dos resultados, atestou-se, que apesar de todos os estudos não terem colocado a ludicidade como potenciadora no desenvolvimento da criança, compreende-se que uma educação infantil que utilizar a ludicidade e psicomotricidade como instrumentos fundamentais garantirá o desenvolvimento integral da criança. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.title |
A educação lúdica em psicomotricidade: a arte de aprender brincando |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |