UEPB - Repositório Digital

Um diálogo entre educação emocional e literatura no ensino médio: uma abordagem a partir de "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Walckria Santana dos
dc.date.accessioned 2025-06-12T12:35:22Z
dc.date.available 2025-06-12T12:35:22Z
dc.date.issued 2025-05-30
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34004
dc.description SANTOS, Walckria Santana dos. Um diálogo entre educação emocional e literatura no ensino médio: uma abordagem a partir de "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa pretende discutir acerca da importância de se construir uma educação emocional no âmbito escolar, considerando que tal construção poderá promover um melhor autoconhecimento, melhores relações interpessoais e resultados positivos no que se refere ao ensino/ aprendizagem. Nesse sentido, nosso objetivo geral consiste em apresentar uma proposta pedagógica para o ensino médio, que visa promover o letramento emocional em sala de aula, a partir da obra O Mundo de Sofia de Gaarder (2012), mostrando a relevância da literatura filosófica para a vida de alunos. Buscaremos, dessa forma, destacar o quanto a partir da obra literária O Mundo de Sofia, de Gaarder (2012) os estudantes podem refletir sobre a compreensão de si mesmos e como podem ser compreendidos, independente de qual seja o problema que estejam enfrentando. Além disso, os discentes devem ser levados, a partir da narrativa de O Mundo de Sofia, de Gaarder (2012), a reconhecer também a sua capacidade de enfrentar desafios. Quanto à metodologia do nosso trabalho, esta é de abordagem qualitativa, do tipo explicativa, com análise textual. No que se refere aos principais fundamentos teóricos utilizados, destacamos: Goleman (1995), Damásio (2012), Descartes (1637), Chaui (2000) Gaardner (2012), Libâneo (1990), Wallon (2007), Vygotsky (2001), Marx (1867), Freire (1985), Cosson (2006). Além desses, a pesquisa também foi direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Como considerações a partir do que foi pesquisado e proposto, percebe-se o quanto pode ser possível uma transformação no que se refere aos alunos, sua conexão consigo e a possibilidade de conseguirem lidar melhor com suas emoções através da utilização da obra literária como forma de instigar, refletir, fazer ligações com o presente, captar possíveis aproximações com o cotidiano e a realidade apresentada pela obra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica pt_BR
dc.subject Literatura filosófica pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject O Mundo de Sofia pt_BR
dc.title Um diálogo entre educação emocional e literatura no ensino médio: uma abordagem a partir de "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta