Resumo:
A leitura de literatura infantil se faz necessária nas diferentes formas de desenvolvimento dos
indivíduos, os fazendo evoluir nos aspectos individuais, sociais, intelectuais e cognitivos,
contribuindo, também, para a comunicação e a interação social que influenciam diretamente na
formação das crianças. A partir dessa abordagem, chegou-se ao seguinte questionamento: como
a literatura pode ser um instrumento de comunicação e interação social entre as crianças?
Traçou-se como objetivo geral analisar a literatura infantil como instrumento de comunicação
e interação social a partir da sua abordagem no ambiente escolar. E como objetivos específicos:
a) discutir sobre a literatura como formação integral do ser humano; b) entender como a
literatura infantil poderá contribuir na comunicação e interação social das crianças; c)
compreender o trabalho com a literatura no processo de comunicação e interação social a partir
da abordagem em sala de aula. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa em
educação, que se apoia na classificação de pesquisa de campo, uma vez que, para a efetiva
realização da coleta de dados é necessário ir ao local de pesquisa. A pesquisa de campo foi
realizada, por meio da entrevista semiestruturada, em duas escolas da região do agreste
paraibano, focando em turmas de quarto e quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
e teve como sujeitos quatro professores e professoras que participaram da entrevista, sendo um
homem e três mulheres. Buscou-se compreender teoricamente o assunto, utilizando autores
como: Amarilha (1997), Cademartori (2010), Caldin (2010), Cosson (2014), Colomer (2007),
Goulart (2006), Lima (2012), Martins (2012), Todorov (2012) e Souza (2015), que discutem a
temática, e apresentam contribuições relevantes para essa pesquisa. Como resultados destacou-
se que a leitura de literatura infantil influencia de forma positiva na comunicação e interação
social das crianças, formando indivíduos que poderão contribuir como cidadãos e cidadãs que
compreendem sua liberdade de expressão e demonstram seus pensamentos críticos e reflexivos
de forma mais objetiva. A literatura, quando aplicada em sala de aula com objetivos bem
definidos, poderá ser um instrumento pedagógico que facilitará o diálogo entre os pares, contribuindo, também, nos processos de leitura e escrita de forma mais autônoma e segura.
Descrição:
SILVA, Maria Vitória Araújo da. A literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.