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12/06/25 A literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social

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dc.contributor.author Silva, Maria Vitória Araújo da
dc.date.accessioned 2025-06-12T17:17:09Z
dc.date.available 2025-06-12T17:17:09Z
dc.date.issued 2025-05-29
dc.identifier.other CDD 370.1503
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34008
dc.description SILVA, Maria Vitória Araújo da. A literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A leitura de literatura infantil se faz necessária nas diferentes formas de desenvolvimento dos indivíduos, os fazendo evoluir nos aspectos individuais, sociais, intelectuais e cognitivos, contribuindo, também, para a comunicação e a interação social que influenciam diretamente na formação das crianças. A partir dessa abordagem, chegou-se ao seguinte questionamento: como a literatura pode ser um instrumento de comunicação e interação social entre as crianças? Traçou-se como objetivo geral analisar a literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social a partir da sua abordagem no ambiente escolar. E como objetivos específicos: a) discutir sobre a literatura como formação integral do ser humano; b) entender como a literatura infantil poderá contribuir na comunicação e interação social das crianças; c) compreender o trabalho com a literatura no processo de comunicação e interação social a partir da abordagem em sala de aula. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa em educação, que se apoia na classificação de pesquisa de campo, uma vez que, para a efetiva realização da coleta de dados é necessário ir ao local de pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada, por meio da entrevista semiestruturada, em duas escolas da região do agreste paraibano, focando em turmas de quarto e quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e teve como sujeitos quatro professores e professoras que participaram da entrevista, sendo um homem e três mulheres. Buscou-se compreender teoricamente o assunto, utilizando autores como: Amarilha (1997), Cademartori (2010), Caldin (2010), Cosson (2014), Colomer (2007), Goulart (2006), Lima (2012), Martins (2012), Todorov (2012) e Souza (2015), que discutem a temática, e apresentam contribuições relevantes para essa pesquisa. Como resultados destacou- se que a leitura de literatura infantil influencia de forma positiva na comunicação e interação social das crianças, formando indivíduos que poderão contribuir como cidadãos e cidadãs que compreendem sua liberdade de expressão e demonstram seus pensamentos críticos e reflexivos de forma mais objetiva. A literatura, quando aplicada em sala de aula com objetivos bem definidos, poderá ser um instrumento pedagógico que facilitará o diálogo entre os pares, contribuindo, também, nos processos de leitura e escrita de forma mais autônoma e segura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura de literatura pt_BR
dc.subject Comunicação e interação social pt_BR
dc.subject Desenvolvimento e aprendizagem pt_BR
dc.title 12/06/25 A literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social pt_BR
dc.type Other pt_BR


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