Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar a avaliação da escrita em Língua Portuguesa
como segunda língua por alunos surdos, conforme proposto no trabalho “Entre Libras
e Letras”, realizado em uma escola pública do Brejo Paraibano. Parte-se do
entendimento que a Libras é a primeira língua (L1) dessas pessoas, e por isso o
ensino do português deve respeitar as diferenças linguísticas e culturais dos surdos.
A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizaram entrevistas
semiestruturadas e questionários adaptados, aplicados a uma professora de
português e a uma intérprete de Libras. Os resultados mostram que é fundamental a
formação continuada de professores e a criação de formas avaliação que respeitem a
especificidade lingüísticas dos surdos. Fundamentando nos estudos de Quadros
(2004) e Fernandes (2006), o trabalho destaca que avaliações adaptadas contribuem
para uma educação bilíngüe de qualidade, pautada na equidade e na inclusão.
Descrição:
SOUSA, Josiele Soares de Oliveira. Entre libras e letras: avaliação da escrita em língua portuguesa como L2 para alunos surdos em uma escola do brejo paraibano. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.