Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo analisar a avaliação educacional na contemporaneidade enfatizando as dificuldades nesse processo pelos educadores, bem como também as perspectivas para a prática avaliativa mais justa e eficaz. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo, com revisão bibliográfica e aplicação de questionário como ferramenta metodológica. Os resultados apresentam que mesmo a avaliação educacional sendo um método fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, ainda há muitas questões como a padronização excessiva, a falta de formação continuada dos professores e a importância excessiva dos resultados quantitativos. Por outro lado, novas práticas vêm sendo discutidas, valorizando a ação formativa, diagnóstica e participativa. Evidenciando dessa forma a necessidade de mudança na concepção de avaliação, focando no desenvolvimento contínuo e integral dos discentes. Diante do exposto, conclui-se a importância de ressignificar a avaliação educacional, que exige o esforço em conjunto dos professores, gestores e de todo o corpo educacional, promovendo uma educação democrática, inclusiva e voltada para o aprimoramento progressivo do processo pedagógico.
Descrição:
SILVA, Geovania Ferreira da. Avaliação da aprendizagem: desafios e perspectivas na contemporaneidade. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.