UEPB - Repositório Digital

13/06/2025 Avaliação da aprendizagem: desafios e perspectivas na contemporaneidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Geovania Ferreira da
dc.date.accessioned 2025-06-16T16:32:49Z
dc.date.available 2025-06-16T16:32:49Z
dc.date.issued 2025-05-28
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34020
dc.description SILVA, Geovania Ferreira da. Avaliação da aprendizagem: desafios e perspectivas na contemporaneidade. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo analisar a avaliação educacional na contemporaneidade enfatizando as dificuldades nesse processo pelos educadores, bem como também as perspectivas para a prática avaliativa mais justa e eficaz.  A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo, com revisão bibliográfica e aplicação de questionário como ferramenta metodológica. Os resultados apresentam que mesmo a avaliação educacional sendo um método fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, ainda há muitas questões como a padronização excessiva, a falta de formação continuada dos professores e a importância excessiva dos resultados quantitativos. Por outro lado, novas práticas vêm sendo discutidas, valorizando a ação formativa, diagnóstica e participativa. Evidenciando dessa forma a necessidade de mudança na concepção de avaliação, focando no desenvolvimento contínuo e integral dos discentes. Diante do exposto, conclui-se a importância de ressignificar a avaliação educacional, que exige o esforço em conjunto dos professores, gestores e de todo o corpo educacional, promovendo uma educação democrática, inclusiva e voltada para o aprimoramento progressivo do processo pedagógico.  pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Perspectivas pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title 13/06/2025 Avaliação da aprendizagem: desafios e perspectivas na contemporaneidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta