Resumo:
Buscou-se avaliar neste estudo o nível de informação e qualificação dos
profissionais e/ou alunos de educação física que ministram aulas de natação, em
relação aos temas prevenção de afogamentos e sobrevivência aquática nos clubes e
academias de Campina Grande-PB. Estudo realizado através de uma pesquisa
descritiva, com amostra constituída de 25 (vinte cinco) indivíduos, (36%) n=9 alunos
do curso de educação física e (64%) n=16 profissionais de educação física. Os
indivíduos entrevistados responderam a perguntas em seus locais de trabalho. Para
analise estatística foi utilizado o programa Excel 2007. Quanto ao tempo a frente das
turmas a maioria (32%) possuem menos de 1 ano, enquanto a minoria de (4%)
possui 11 anos. 68% dos indivíduos receberam informações sobre prevenção de
afogamento, 84% transmitem tais informações, 52% tem a preocupação em
transmitir técnicas de sobrevivência aquática e 60% receberam instruções de
salvamento aquático. Apesar do número considerável de indivíduos que: receberam
informações sobre prevenção, que ministram tais informações, que fazem uso de
técnicas de sobrevivência e que receberam instruções de salvamento aquático. Tais
resultados não se refletem em qualidade, pois apenas seis (6) medidas preventivas
de um universo de vinte e uma (21) foram encontradas como resposta e que em
números absolutos a quantidade informada por cada indivíduo é no máximo (3).
Desta forma concluímos que os profissionais e estudantes de educação física que
ministram aulas de natação em Campina Grande-PB, não estão preparados para
trabalhar a prevenção de afogamentos e a sobrevivência aquática como
instrumentos didáticos nas aulas de natação.
Descrição:
SILVA, P. W. da. Prevenção de afogamentos: aulas de natação o campo propício para aplicar as medidas preventivas e de sobrevivência aquática, minimizando os possíveis danos causados por este acidente. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.