dc.contributor.author |
Barcelos, Sabrina Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:33:28Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:33:28Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.86 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34079 |
|
dc.description |
BARCELOS, Sabrina Ferreira de. A inserção da ginástica de conscientização corporal para
alunos da EJA: relato de experiência. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A ginástica de conscientização corporal (GCC) é uma cultura de movimento que pretende
incentivar a consciência e controle dos movimentos corporais sendo realizadas por sequencias
de movimentos leves e suaves. A GCC também é caracterizada pelos seus benefícios para o
corpo e mente, podemos destacar melhorias na postura, flexibilidade e equilíbrio além sua
contribuição para redução do estresse, ansiedade e melhora na concentração. A educação
física está inserida na BNCC na área das linguagens pois sua prática é uma forma de
comunicação, expressão e de interação por meio dos movimentos corporais. Dessa forma, as
ginasticas estão caracterizadas como práticas corporais de movimentos e dentro dessa prática
a suas classificações: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de
conscientização corporal. Sendo a GCC a modalidade a ser trabalhada nesse estudo, a BNCC
norteia que a prática deva ser trabalhada em todas as modalidades de ensino, respeitando suas
especificidades e se adequando conforme as mesmas. A modalidade de ensino vista nesse
estudo será a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é a inclusão de
indivíduos com 15 anos completos ou mais, que não tiveram acesso ou não concluíram o
Ensino Fundamental ou o Médio, retomem e finalizem seus estudos. Sendo, 15 anos para o
ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Como o documento educacional norteia a
prática das ginasticas como conteúdo previsto para ensino. O objetivo desse trabalho foi
relatar a experiência vivênciada nas aulas de educação física na EEEFM Reitor Edvaldo do O
localizada no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande. Com o objetivo de
trabalhar a inserção da ginástica de conscientização corporal com os alunos da modalidade do
EJA como também os desafios encontrados durante a experiência. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ginastica de concretização corporal |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da ginástica de conscientização corporal para alunos da EJA: relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |