UEPB - Repositório Digital

A inserção da ginástica de conscientização corporal para alunos da EJA: relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barcelos, Sabrina Ferreira de
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:33:28Z
dc.date.available 2025-06-26T12:33:28Z
dc.date.issued 2025-05-20
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34079
dc.description BARCELOS, Sabrina Ferreira de. A inserção da ginástica de conscientização corporal para alunos da EJA: relato de experiência. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A ginástica de conscientização corporal (GCC) é uma cultura de movimento que pretende incentivar a consciência e controle dos movimentos corporais sendo realizadas por sequencias de movimentos leves e suaves. A GCC também é caracterizada pelos seus benefícios para o corpo e mente, podemos destacar melhorias na postura, flexibilidade e equilíbrio além sua contribuição para redução do estresse, ansiedade e melhora na concentração. A educação física está inserida na BNCC na área das linguagens pois sua prática é uma forma de comunicação, expressão e de interação por meio dos movimentos corporais. Dessa forma, as ginasticas estão caracterizadas como práticas corporais de movimentos e dentro dessa prática a suas classificações: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal. Sendo a GCC a modalidade a ser trabalhada nesse estudo, a BNCC norteia que a prática deva ser trabalhada em todas as modalidades de ensino, respeitando suas especificidades e se adequando conforme as mesmas. A modalidade de ensino vista nesse estudo será a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é a inclusão de indivíduos com 15 anos completos ou mais, que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental ou o Médio, retomem e finalizem seus estudos. Sendo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Como o documento educacional norteia a prática das ginasticas como conteúdo previsto para ensino. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivênciada nas aulas de educação física na EEEFM Reitor Edvaldo do O localizada no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande. Com o objetivo de trabalhar a inserção da ginástica de conscientização corporal com os alunos da modalidade do EJA como também os desafios encontrados durante a experiência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ginastica de concretização corporal pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title A inserção da ginástica de conscientização corporal para alunos da EJA: relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta