Resumo:
Ensinar Geometria Espacial no Ensino Médio ainda é um desafio enfrentado por
muitos professores, especialmente quando se trata de tornar visíveis e
compreensíveis as formas tridimensionais. Este artigo apresenta e analisa uma
proposta didática que utiliza o GeoGebra 3D como ferramenta pedagógica para
explorar a planificação de poliedros convexos. A pesquisa tem caráter qualitativo,
exploratório e bibliográfico, e se apoia em referenciais da Educação Matemática e nas
diretrizes da BNCC, que incentivam o uso de tecnologias digitais em sala de aula.
Organizada em quatro etapas: apresentação conceitual, atividade tradicional,
mediação docente e atividade digital. A proposta busca aproximar os estudantes dos
conceitos espaciais por meio de experiências visuais e interativas. Embora ainda não
tenha sido aplicada em contexto real, os indícios teóricos apontam que essa
abordagem pode tornar o aprendizado mais significativo, estimulando o raciocínio
geométrico e a autonomia dos alunos. Como encaminhamento futuro, propõe-se sua
aplicação prática para validação e aprimoramento da proposta.
Descrição:
ALVES, José Niedson da Silva. GeoGebra 3D no ensino de geometria espacial: uma proposta sobre a planificação de poliedros convexos. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.