Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade apresentar a vivência como docente em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 3º ano, durante a RP (Residência Pedagógica) abordando o tema "elementos de um circuito elétrico". A vivência foi realizada na ECI José Miguel Leão, em São José da Mata, Campina Grande – PB, envolvendo o ciclo VI da EJA e o 3º ano do ensino regular (noite). As intervenções foram planejadas com base nos três momentos pedagógicos (3MP): Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento de acordo, como proposto por Delizoicov e Angotti (1990). Durante as aulas utilizamos de uma abordagem experimental que permitiu o uso de simuladores, facilitando a interação dos alunos na montagem de circuitos, desenvolvendo habilidades práticas e promovendo uma aprendizagem contextualizada com os experimentos e problematizações cotidianas, enfatizando o viés prático da física como ciência presente na nossa realidade.
Descrição:
BARBOSA, Jose Anderson Dias. Residência pedagógica na eja: Um relato sobre o ensino de circuitos elétricos. 2025, 26 p. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.