UEPB - Repositório Digital

Uma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fidelis, Lucas Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-07-10T14:59:21Z
dc.date.available 2025-07-10T14:59:21Z
dc.date.issued 2025-06-11
dc.identifier.other CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34273
dc.description FIDELIS. Lucas Rodrigues. Uma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho desenvolve a temática do uso da Literatura de Cordel no ensino de Matemática, cujo título é: uma proposta metodológica de ensino de Matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. O referido assunto busca explorar a rica tradição da literatura de cordel, uma forma popular de poesia narrativa típica do Nordeste do Brasil, como um recurso didático para tornar o ensino de Matemática, com ênfase na multiplicação, mais acessível, significativo e prazeroso para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, abordando o mundo do trabalho. Justificamos a importância do uso de metodologias alternativas ao ensino tradicional por aspectos pessoais, sociais, políticos, matemáticos e acadêmicos. O objetivo geral consiste em propor uma metodologia, com base na literatura de cordel, para o ensino da multiplicação na Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos incluem: conhecer como funciona a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos e promover a literatura de cordel nas aulas de Matemática. Tivemos como base teórica o pensamento de Paulo Freire. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Como resultados, tivemos a elaboração de uma proposta, abordando as noções básicas de multiplicação, constando de intervenção de seis aulas, nas quais contém a realização de um questionário inicial (pesquisa do universo socioeconômico e matemático); problematização matemática a partir de cordel para desenvolver as noções matemáticas desejadas e provocação da elaboração de cordéis pelos alunos de promoção da matemática com base no mundo do trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Uma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta