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O presente trabalho desenvolve a temática do uso da Literatura de Cordel no ensino
de Matemática, cujo título é: uma proposta metodológica de ensino de Matemática
para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. O referido assunto busca explorar
a rica tradição da literatura de cordel, uma forma popular de poesia narrativa típica do
Nordeste do Brasil, como um recurso didático para tornar o ensino de Matemática,
com ênfase na multiplicação, mais acessível, significativo e prazeroso para os alunos
da Educação de Jovens e Adultos, abordando o mundo do trabalho. Justificamos a
importância do uso de metodologias alternativas ao ensino tradicional por aspectos
pessoais, sociais, políticos, matemáticos e acadêmicos. O objetivo geral consiste em
propor uma metodologia, com base na literatura de cordel, para o ensino da
multiplicação na Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos incluem:
conhecer como funciona a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos e
promover a literatura de cordel nas aulas de Matemática. Tivemos como base teórica
o pensamento de Paulo Freire. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa.
Como resultados, tivemos a elaboração de uma proposta, abordando as noções
básicas de multiplicação, constando de intervenção de seis aulas, nas quais contém
a realização de um questionário inicial (pesquisa do universo socioeconômico e
matemático); problematização matemática a partir de cordel para desenvolver as
noções matemáticas desejadas e provocação da elaboração de cordéis pelos alunos
de promoção da matemática com base no mundo do trabalho. |
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