dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é analisar o potencial do Math Riddles no processo de ensino aprendizagem de matemática, identificando conteúdos possíveis de serem abordados, limitações e possibilidades. A mencionada ferramenta, a qual é encontrada através de aparelhos celulares, conta com desafios matemáticos
numéricos e enigmas, sendo selecionada para este estudo por levar em conta a possibilidade de atingir a aprendizagem do estudante, e assim, fazer com que ele se torne um ser ativo e que aprenda da melhor aneira possível. Nesse sentido, o jogo foi utilizado como uma ferramenta de ensino de matemática, estinado a ser experimentado com alunos do Ensino Fundamental II. Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para uma turma de sexto ano, em uma escola da rede pública municipal do estado da Paraíba. O jogo oferece desafios envolvendo operações básicas, em que os alunos relataram que foi de bom proveito ao trabalhar o raciocínio lógico, a facilidade de interpretar problemas e incentivo a autonomia. A implementação do estudo possibilitou que os estudantes fizessem observações com relação ao contato com o jogo, e com isso, foi possível analisar que o jogo oferece suporte para o trabalho do professor com a matemática escolar, ao trabalhar propriedades matemáticas e
raciocínio lógico. |
pt_BR |