UEPB - Repositório Digital

Jogos digitais em aplicativos na educação matemática: um olhar para o math riddles

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo Júnior, Humberto Gonçalves
dc.date.accessioned 2025-07-17T14:40:39Z
dc.date.available 2025-07-17T14:40:39Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 510.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34299
dc.description ARAÚJO JÚNIOR, Humberto Gonçalves. Jogos digitais em aplicativos na educação matemática: um olhar para o math riddles. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é analisar o potencial do Math Riddles no processo de ensino aprendizagem de matemática, identificando conteúdos possíveis de serem abordados, limitações e possibilidades. A mencionada ferramenta, a qual é encontrada através de aparelhos celulares, conta com desafios matemáticos numéricos e enigmas, sendo selecionada para este estudo por levar em conta a possibilidade de atingir a aprendizagem do estudante, e assim, fazer com que ele se torne um ser ativo e que aprenda da melhor aneira possível. Nesse sentido, o jogo foi utilizado como uma ferramenta de ensino de matemática, estinado a ser experimentado com alunos do Ensino Fundamental II. Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para uma turma de sexto ano, em uma escola da rede pública municipal do estado da Paraíba. O jogo oferece desafios envolvendo operações básicas, em que os alunos relataram que foi de bom proveito ao trabalhar o raciocínio lógico, a facilidade de interpretar problemas e incentivo a autonomia. A implementação do estudo possibilitou que os estudantes fizessem observações com relação ao contato com o jogo, e com isso, foi possível analisar que o jogo oferece suporte para o trabalho do professor com a matemática escolar, ao trabalhar propriedades matemáticas e raciocínio lógico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador : Prof. Dr. Jair Dias de Abreu pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Gamificação na educação pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.title Jogos digitais em aplicativos na educação matemática: um olhar para o math riddles pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta