UEPB - Repositório Digital

Psicanálise na infância e implicações no TEA: uma revisão da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Pedro Caio Sales
dc.date.accessioned 2025-07-20T13:33:22Z
dc.date.available 2025-07-20T13:33:22Z
dc.date.issued 2024-06-28
dc.identifier.other CDD 616.898 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34301
dc.description LEITE, Pedro Caio Sales. Psicanálise na infância e implicações no TEA: uma revisão da literatura. 2024.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho discorre no tocante à psicologia como ciência preocupada em identificar as psicopatologias que podem atravessar o desenvolvimento humano como um todo, porém, no seguinte documento será tratado de um transtorno em específico: TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como a Psicanálise enxerga o autismo como uma organização psíquica, uma estrutura clínica, a qual monta-se e distribui-se de uma forma que afeta diretamente como esse indivíduo se expressa, no caso, a criança, objeto de estudo da pesquisa. Posto isto, a metodologia empregada durante a pesquisa foi uma revisão de literatura com o propósito de investigar os artigos e as obras que apurem detalhadamente o funcionamento da estrutura autística dentro dos moldes psicanalíticos na infância. Depois, o objetivo busca compreender o autismo pela ótica psicanalítica no desenvolvimento infantil, discutir os processos do diagnóstico de autismo na fase infantil e a aplicação clínica para com os fenômenos do transtorno supracitado. Destarte, a elaboração teórica permitiu o entendimento da constituição subjetiva das crianças autistas como fechadas já a partir de seu nascimento e como a formação psíquica de seu inconsciente determina a dimensão linguística a qual encontra-se, um indivíduo engendrado, enclausurado e sem resposta libidinosa no outro, que sem o escape, permanece num alicerce regido por uma ordem de que quem não fala também não escuta. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Fábio Galvão Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.title Psicanálise na infância e implicações no TEA: uma revisão da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta