Resumo:
Objetivo do nosso trabalho é apresentar uma proposta de Sequência Didática que pode ser utilizada nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no contexto específico da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
A cidade de Santa Cruz do Capibaribe é nacionalmente conhecida pela atividade comercial, especificamente, pela produção e comercialização de peças de vestuário diversas, sendo a principal atividade econômica da maior parte da população relacionada a isso. Assim, busca-se evidenciar a influência cotidiana da Matemática na vida dos produtores no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Dentro desse cenário, explora-se minuciosamente como a Matemática e, mais especificamente, a Etnomatemática desempenham um papel crucial ao analisar, compreender e examinar o funcionamento da Matemática e sua relevância intrínseca no contexto social abordado nessa pesquisa.
Dessa forma, essa pesquisa propôs uma sequência didática que pode ser aplicada em escolas nos anos finais do Ensino Fundamental, com o intuito de aplicar equações do 1° grau, no qual o próprio aluno deverá elaborar e resolver problemas matemáticos em relação ao que é vivenciado por sua família ou amigos na produção têxtil.
Descrição:
CARVALHO, Maria Cristina Neves de. A matemática que vem da feira: uma proposta de sequência didática. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.