UEPB - Repositório Digital

A robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Dijanilson Iloia da
dc.date.accessioned 2025-07-22T14:47:31Z
dc.date.available 2025-07-22T14:47:31Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 629.807
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34348
dc.description SILVA, Dijanilson Iloia da. A robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamental. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como base a utilização da Robótica Educacional como proposta metodológica para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, como um mecanismo facilitador para a atribuição de sentido e construção do saber. Junto a isso, mostra como a ação intencional do professor, na aplicação da prática, pode influenciar positivamente na compreensão conceitual de estruturas e definições geométricas, alinhando características conceituais e figurais dos entes geométricos sob uma perspectiva lúdica, presente na construção de um protótipo robótico. Além disso, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, partindo de uma abordagem comparativa, realizada em duas turmas de 7° ano e duas turmas de 8° ano, na E.M.E.I.F Frei Herculano, localizada no município de Ingá, Paraíba. Dessa forma, o estudo consolidou-se a partir de uma visão construcionista, em que os alunos desenvolveram um mecanismo (Strandbeest) partindo de noções geométricas e, assim, desenvolveram noções e conceitos de forma prática, baseando-se em uma metodologia de ensino ativa, verificando sua aplicação, discutindo seus conceitos e estabelecendo ideias fundamentais para a consolidação do saber geométrico. Fica evidente, portanto, as contribuições e o êxito da prática, ao passo que, os alunos puderam, a partir do potencial atrativo da Robótica Educacional, construir e fundamentar seu pensamento baseado na usabilidade e aplicabilidade da matemática, mudando suas visões acerca da relevância do que se aprende e desmitificando a ideia da inutilidade funcional da Matemática escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Strandbeest pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.title A robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta