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O presente trabalho tem como base a utilização da Robótica Educacional como proposta metodológica para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, como um mecanismo facilitador para a atribuição de sentido e construção do saber. Junto a isso, mostra como a ação intencional do professor, na aplicação da prática, pode influenciar positivamente na compreensão conceitual de estruturas e definições geométricas, alinhando características conceituais e figurais dos entes geométricos sob uma perspectiva lúdica, presente na construção de um protótipo robótico. Além disso, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, partindo de uma abordagem comparativa, realizada em duas turmas de 7° ano e duas turmas de 8° ano, na E.M.E.I.F Frei Herculano, localizada no município de Ingá, Paraíba. Dessa forma, o estudo consolidou-se a partir de uma visão construcionista, em que os alunos desenvolveram um mecanismo (Strandbeest) partindo de noções geométricas e, assim, desenvolveram noções e conceitos de forma prática, baseando-se em uma metodologia de ensino ativa, verificando sua aplicação, discutindo seus conceitos e estabelecendo ideias fundamentais para a consolidação do saber geométrico. Fica evidente, portanto, as contribuições e o êxito da prática, ao passo que, os alunos puderam, a partir do potencial atrativo da Robótica Educacional, construir e fundamentar seu pensamento baseado na usabilidade e aplicabilidade da matemática, mudando suas visões acerca da relevância do que se aprende e desmitificando a ideia da inutilidade funcional da Matemática escolar. |
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