UEPB - Repositório Digital

Os estágios supervisionados na construção da identidade docente em química: um estudo no campus I da Universidade Estadual da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Cleyton Cassimiro de
dc.date.accessioned 2025-07-22T15:21:53Z
dc.date.available 2025-07-22T15:21:53Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34351
dc.description SOUZA, Cleyton Cassimiro de. Os estágios supervisionados na construção da identidade docente em química: um estudo no campus I da Universidade Estadual da Paraíba. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a necessidade de refletir acerca das influências dos estágios supervisionados na construção da identidade docente de licenciandos em Química e no interesse pela profissão, elaboramos esse estudo objetivando analisar os impactos dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no interesse dos estudantes em seguirem a carreira docente. Através de uma abordagem qualitativa, conduzimos entrevistas semiestruturadas com 11 (onze) estudantes do curso de licenciatura em Química da UEPB que vivenciaram pelo menos um estágio de observação e um de regência. Os dados foram analisados seguindo as etapas da análise de conteúdo (AC) conforme Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os estágios supervisionados são percebidos pelos estudantes como um momento crucial para aproximação com a realidade escolar, provocando amadurecimento e ressignificações. Ademais, nesse momento formativo, os licenciandos confrontam expectativas com experiências concretas, movimento que favorece o desenvolvimento de competências profissionais e provoca reflexões sobre seu interesse pela carreira docente. Concluímos que, mesmo diante de desafios e frustrações, é na vivência com as atividades docente no espaço escolar que muitos licenciandos em Química reafirmam o desejo de serem professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject formação inicial pt_BR
dc.subject prática pedagógica pt_BR
dc.subject escolha profissional pt_BR
dc.title Os estágios supervisionados na construção da identidade docente em química: um estudo no campus I da Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta