Resumo:
O Serviço Social, enquanto profissão, consolidou-se na fase imperialista do
capitalismo, surgindo como produto da burguesia para atender as demandas sociais
postas pela luta de classes. Diante disso, utilizando-se de uma abordagem
qualitativa, com enfoque na pesquisa exploratória e na pesquisa bibliográfica, o
artigo possui como objetivo analisar as transformações societárias contemporâneas
que repercutem na Política de Educação, e como essas inflexões afetam o sigilo
profissional dos/as Assistentes Sociais no âmbito escolar brasileiro. Para tanto,
considerando a conjuntura do modo de produção capitalista e a entrada das ideias e
materialização do neoliberalismo no Brasil, discorremos sobre as contrarreformas
que afetam a Política de Educação no país, e como afetam o fazer profissional
dos/as Assistentes Sociais no âmbito escolar, analisando a aplicação do sigilo
profissional nesse contexto, com enfoque no Código de Ética do/a Assistentes Social
de 1993 e a Resolução CFESS 493/2006. Ademais, discutiremos o processo de
renovação do Serviço Social no Brasil, com ênfase na perspectiva de intenção de
ruptura e seus efeitos sobre a compreensão do sigilo profissional como uma
ferramenta essencial da profissão. Por fim, ressalta-se a importância do
desenvolvimento de uma consciência crítica no Serviço Social, especialmente, no
que diz respeito aos processos capitalistas que estruturam a sociedade
contemporânea. Sendo assim, o debate sobre o sigilo profissional é fundamental
para entender a profissão e definir sua prática dentro da divisão do trabalho. Sua
aplicação é crucial para construir uma relação de confiança com os usuários e
assegurar a integridade da intervenção profissional, especialmente em contextos de
desigualdades sociais.
Descrição:
FELINTO, Jamile Borges Nunes. As repercussões das transformações societárias contemporâneas na Política de Educação e sua inflexões para o sigilo profissional dos/as Assistentes Sociais no âmbito educacional. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)- Universidade Estadual da Paraíba. 2024.