Resumo:
A partir do questionamento de como as conjunções são abordadas no livro didático
Português: Linguagens, do 8º ano do ensino fundamental, dos autores William Cereja e
Carolina Dias Viana (PNLD 2024-2027), livro este presente nas escolas públicas de ensino
básico do Brasil. Este trabalho tem por objetivo analisar como essas conjunções são
abordadas em exercícios presentes no livro didático citado. A escolha deste livro deu-se
quando procuramos um livro que é utilizado atualmente na sala de aula e que concentrasse
maior foco no estudo das conjunções. Para refletir a abordagem das conjunções, utilizamos
Brasil (2018), Franchi (2001), Possenti (1996), Rojo e Batista (2003), Trindade (2011), dentre
outros. A partir de uma pesquisa que segue o paradigma interpretativo e de cunho qualitativo,
constatou-se a coexistência de várias perspectivas para o ensino das conjunções no livro
didático: uma de gramática normativa, outra de gramática descritiva e também nuances da
perspectiva funcionalista. A gramática normativa se evidencia quando na classificação das
conjunções; a descritiva se apresenta na conceituação; e a perspectiva funcionalista apresenta se
comprometida com o uso e a reflexão, ou seja, se preocupa com o efeito de sentido que as
palavras têm no texto.
Descrição:
FEITOZA, Raquel Rodrigues. Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.