UEPB - Repositório Digital

Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feitoza, Raquel Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-07-29T14:12:26Z
dc.date.available 2025-07-29T14:12:26Z
dc.date.issued 2024-12-22
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34410
dc.description FEITOZA, Raquel Rodrigues. Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A partir do questionamento de como as conjunções são abordadas no livro didático Português: Linguagens, do 8º ano do ensino fundamental, dos autores William Cereja e Carolina Dias Viana (PNLD 2024-2027), livro este presente nas escolas públicas de ensino básico do Brasil. Este trabalho tem por objetivo analisar como essas conjunções são abordadas em exercícios presentes no livro didático citado. A escolha deste livro deu-se quando procuramos um livro que é utilizado atualmente na sala de aula e que concentrasse maior foco no estudo das conjunções. Para refletir a abordagem das conjunções, utilizamos Brasil (2018), Franchi (2001), Possenti (1996), Rojo e Batista (2003), Trindade (2011), dentre outros. A partir de uma pesquisa que segue o paradigma interpretativo e de cunho qualitativo, constatou-se a coexistência de várias perspectivas para o ensino das conjunções no livro didático: uma de gramática normativa, outra de gramática descritiva e também nuances da perspectiva funcionalista. A gramática normativa se evidencia quando na classificação das conjunções; a descritiva se apresenta na conceituação; e a perspectiva funcionalista apresenta se comprometida com o uso e a reflexão, ou seja, se preocupa com o efeito de sentido que as palavras têm no texto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Concepções de gramática pt_BR
dc.subject Concepções de linguagem pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Conjunções pt_BR
dc.title Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta