Resumo:
O presente trabalho apresenta nossas experiências no desenvolvimento das práticas corporais de aventura integradas às temáticas da sustentabilidade e do lazer, com os alunos do 9º ano F da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo, localizada no município de Queimadas-PB. A proposta foi elaborada no âmbito da disciplina Estágio IV, do curso de Licenciatura em Educação Física, e teve como objetivo tornar as aulas mais dinâmicas, promovendo o pensamento crítico e a aproximação dos alunos com a realidade local. A escolha da escola se deu por sua localização estratégica em uma cidade que se destaca pelo turismo de trilha e pelas práticas de aventura, o que favoreceu a inserção dessas vivências no contexto escolar. Trata-se de um relato de experiência fundamentado na pesquisa qualitativa, de natureza básica, com foco na análise da cultura do lazer, da conscientização ambiental e das possibilidades pedagógicas por meio das práticas corporais de aventura. O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2025, contando com quatro encontros com os alunos, além de quatro momentos prévios voltados ao planejamento e à articulação com a gestão escolar. Entre as atividades desenvolvidas, destaca-se a aula de campo realizada na trilha da Pedra do Vento. Durante o processo, buscou-se ampliar a participação dos estudantes, valorizando seus saberes prévios e estimulando o interesse por novas formas de vivenciarem a cultura corporal. Assim, este trabalho contribui para a valorização de práticas pedagógicas que integrem o lazer, a consciência ambiental e a construção de conhecimentos críticos no ensino da Educação Física.
Descrição:
MENEZES, Glauber da Costa. Integrando lazer e sustentabilidade nas práticas corporais de aventura: relato de experiência na escola municipal Antônio Vital do Rêgo em Queimadas - PB. 2025. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.