Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar o uso do jogo de xadrez como recurso didático no
ensino-aprendizagem da matemática, com foco no conteúdo de coordenadas cartesianas. A
pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e
da aplicação de uma sequência didática em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os
dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, sendo
analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram avanços significativos na
aprendizagem dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos matemáticos quanto no
engajamento com a disciplina. O uso do xadrez contribuiu para tornar o ensino mais atrativo,
lúdico e significativo, facilitando a assimilação de um conteúdo que, geralmente, é considerado
abstrato. Além disso, a proposta despertou maior interesse dos estudantes, promovendo a
participação ativa nas aulas. Concluímos que o xadrez pode ser uma ferramenta eficiente no
ensino de matemática, quando aplicado de forma planejada.
Descrição:
PEREIRA, Michael Santos. O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.