UEPB - Repositório Digital

Divulgando ciência pela arte: da exploração de um texto dramatúrgico ao olhar dos estudantes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Anderson Tertuliano
dc.date.accessioned 2025-08-08T13:29:09Z
dc.date.available 2025-08-08T13:29:09Z
dc.date.issued 2025-06-06
dc.identifier.other CDD 507
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34460
dc.description FERREIRA, Anderson Tertuliano. Divulgando ciência pela arte: da exploração de um texto dramatúrgico ao olhar dos estudantes. 2025. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo central articular uma aproximação entre a ciência e a arte como possibilidade de divulgação da ciência. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e envolve um estudo teórico, exploratório e empírico de uma narrativa histórica e texto dramatúrgico intitulado Harmonices Mundi, produzidos por uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e por uma bolsista de PIBIC, cota (2020-2021) da UEPB, os quais apresentam informações de cunho científico sobre a relação entre ciência e música, a partir dos estudos de Johannes Kepler acerca da correlação entre o movimento dos planetas e a harmonia musical, fundamentados nas ideias de Pitágoras, até os albores do século XVI. Durante o processo, investigaram-se instrumentos que pudessem ser utilizados como elementos cênicos, de modo a contribuir com a divulgação científica do tema em estudo e com a produção de um material que viabilizasse o processo, bem como o olhar de estudantes do curso de Licenciatura em Física da UEPB em relação aos elementos cênicos selecionados, considerando que comporão uma peça teatral com fins de divulgação científica. Diante dos estudos realizados e com base na exploração investigativa da narrativa histórica e do texto dramatúrgico, foi possível compreender como se estabelece o elo entre ciência e música a partir dos estudos de Pitágoras e Kepler e selecionar os instrumentos para apresentar as relações estabelecidas pelos cientistas supracitados. Além disso, foi possível obter o olhar dos estudantes frente aos instrumentos apresentados, que, de modo geral, mostraram-se otimistas quanto ao uso dos três elementos cênicos selecionados (monocórdio, tubos vibrantes e orbes geométricos), tanto no que diz respeito à possível e futura montagem de uma peça de teatro quanto ao seu uso em sala de aula, por exemplo. Segundo eles, os instrumentos dão um caráter visual aos fenômenos abordados na narrativa, o que faz toda a diferença na compreensão da temática, principalmente nas partes do texto em que são trabalhadas relações matemáticas e/ou situações abstratas, que podem ser interpretadas de forma errônea com muita facilidade na ausência desses instrumentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Divulgação científica pt_BR
dc.subject Arte científica pt_BR
dc.subject Texto teatral pt_BR
dc.subject Instrumento de divulgação científica pt_BR
dc.title Divulgando ciência pela arte: da exploração de um texto dramatúrgico ao olhar dos estudantes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta