UEPB - Repositório Digital

Jogos didáticos como recursos para o ensino de ciências da natureza: uma experiência exitosa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Erica da Silva
dc.date.accessioned 2025-08-08T13:33:57Z
dc.date.available 2025-08-08T13:33:57Z
dc.date.issued 2025-06-03
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34462
dc.description SOARES, Erica da Silva. Jogos didáticos como recursos para o ensino de ciências da natureza: uma experiência exitosa. 2025. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A escola é um espaço crucial para a aquisição de conhecimentos científicos sobre o mundo, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências para o futuro. Ela também é vista como um ambiente para o cultivo de relações sociais, afetividade, autonomia, responsabilidade e identidade. Especificamente no ensino de Ciências Naturais, onde o foco é desenvolver competências que permitam aos estudantes compreender a natureza e atuar de forma consciente como indivíduos e cidadãos. A necessidade de escolher recursos didáticos apropriados, especialmente no Ensino Fundamental II, é comprovada pelo potencial dos jogos, tanto didáticos quanto lúdicos, no auxílio do aprendizado em contextos formais e informais. Quando bem direcionados, os jogos promovem a interação e a criatividade. A partir de uma experiência no projeto de extensão da UEPB (PROEX), foram elaborados jogos didáticos com alguns conteúdos de Ciências Naturais para o fundamental II. Foram selecionados jogos populares - como bingo, labirinto, código secreto, palavras cruzadas - e adaptados aos conteúdos dessa etapa escolar, complementados por outros desenvolvidos durante a execução deste TCC. Alguns destes matérias foram aplicados em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental II (Ciclos III e IV - 6° ao 9° ano), com enfoque nos alunos do Ciclo IV (8° ao 9°), a fim de avaliar sua eficácia no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador(a): Profa. Dra. Morgana Lígia de Farias Freire. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciências da Natureza pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.title Jogos didáticos como recursos para o ensino de ciências da natureza: uma experiência exitosa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta