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A escola é um espaço crucial para a aquisição de conhecimentos científicos sobre o
mundo, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências
para o futuro. Ela também é vista como um ambiente para o cultivo de relações
sociais, afetividade, autonomia, responsabilidade e identidade. Especificamente no
ensino de Ciências Naturais, onde o foco é desenvolver competências que permitam
aos estudantes compreender a natureza e atuar de forma consciente como
indivíduos e cidadãos. A necessidade de escolher recursos didáticos apropriados,
especialmente no Ensino Fundamental II, é comprovada pelo potencial dos jogos,
tanto didáticos quanto lúdicos, no auxílio do aprendizado em contextos formais e
informais. Quando bem direcionados, os jogos promovem a interação e a
criatividade. A partir de uma experiência no projeto de extensão da UEPB (PROEX),
foram elaborados jogos didáticos com alguns conteúdos de Ciências Naturais para o
fundamental II. Foram selecionados jogos populares - como bingo, labirinto, código
secreto, palavras cruzadas - e adaptados aos conteúdos dessa etapa escolar,
complementados por outros desenvolvidos durante a execução deste TCC. Alguns
destes matérias foram aplicados em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
do ensino fundamental II (Ciclos III e IV - 6° ao 9° ano), com enfoque nos alunos do
Ciclo IV (8° ao 9°), a fim de avaliar sua eficácia no processo de aprendizagem. |
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