Resumo:
Este estudo analisa a produtividade científica no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o período de 2020 a 2024, com base nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) defendidos nesse intervalo. Sob a perspectiva da Contabilidade Gerencial, a pesquisa identifica as áreas temáticas predominantes, avalia o impacto de eventos globais, como a pandemia de COVID-19, e examina o crescimento e as tendências das publicações. O objetivo é compreender como a produção acadêmica pode ser organizada e otimizada, proporcionando maior relevância tanto para a formação acadêmica quanto para o mercado de trabalho. Os resultados destacam que, entre 2020 e 2022, houve um aumento expressivo no número de TCCs, atingindo o ápice em 2022, possivelmente devido à adaptação às plataformas digitais e à normalização das atividades acadêmicas pós-pandemia. Áreas como Contabilidade Pública, Contabilidade Gerencial e Governança Corporativa estiveram entre as mais pesquisadas, refletindo a preocupação com práticas contábeis aplicadas e a busca por soluções para desafios contemporâneos. O impacto da pandemia também foi evidente, com muitos trabalhos explorando suas implicações para a contabilidade e gestão empresarial. Além de mapear essas tendências, o estudo apresenta propostas baseadas nos princípios da Contabilidade Gerencial para aprimorar o planejamento e o controle da produção acadêmica, sugerindo estratégias para ampliar a eficiência e o impacto das pesquisas. Este trabalho contribui para fortalecer o papel da produção científica no desenvolvimento da Ciência Contábil, promovendo a conexão entre teoria e prática e possibilitando uma formação mais alinhada às demandas do mercado e da sociedade.
Descrição:
GOMES, Gabriely Arcenio. Estudo da produção científica no curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba no período de 2020-2024. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.