dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo o uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso
didático no ensino de Química, especialmente na Educação de Jovens e Adultos
(EJA), apresenta-se como uma estratégia inovadora e promissora. Considerando as
especificidades desse público, que muitas vezes traz consigo lacunas educacionais e
experiências escolares interrompidas, as HQs oferecem uma linguagem acessível, vi
sual e contextualizada, capaz de facilitar a compreensão de conceitos abstratos e
complexos da disciplina, como, o estudo das funções oxigenadas elaborada em tur
mas do terceiro ano do Ciclo VI, EJA, A e B, totalizando 12 alunos. HQs, por ser uma
narrativa visual, demonstra uma ferramenta educativa, capaz de promover uma apren
dizagem mais simples, dinâmica e significativa. Foi desenvolvida uma atividade para
analisar os conhecimentos que os estudantes tinham sobre funções oxigenadas e de
pois uma aula teórica usando exemplos do dia a dia e imagens para facilitar a com
preensão do conteúdo. Foi proposto aos alunos escolherem se querem realizar a lei
tura da história em grupo ou individual, após, foi entregue a HQ para a realização da
leitura, e em seguida os estudantes foram convidados a refazer a atividade prática
feita no começo da aula anterior. Com intuito de revisar e aprofundar os conhecimen
tos que foram trabalhados, com um olhar mais crítico e contextualizado, feito pela
leitura da HQ e pela teoria em sala de aula. Os resultados mostram uma evolução no
desempenho dos estudantes. A média da turma A, que antes era 5, subiu para 9 após
a utilização da HQ. Na turma B, a média foi de 5,14 na atividade diagnóstica e subiu
para 9,71 após a leitura e a aula. Demonstrando que a utilização da história em qua
drinhos, aliada a explicação teórica, foi muito eficaz para facilitar a compreensão dos
conteúdos. Diante dos dados obtidos, concluímos que o uso das HQs como recurso
didático no ensino de Química na EJA se mostrou extremamente eficaz. |
pt_BR |