Resumo:
A reforma do Ensino Médio, estabelecida pela lei 13.415/47 é vista como um
instrumento para moldar a educação de acordo com as demandas do mercado,
formando mão de obra qualificada para atender aos interesses do capital e
transformando a escola em um instrumento de reprodução do sistema capitalista. As
mudanças no currículo, apoiadas por grupos políticos e organizações, impactam
diretamente sobre algumas áreas do conhecimento, entre elas a geografia, que
passam a sofrer com sua desvalorização e secundarização entre as disciplinas
escolares. Acompanhando a reforma e a BNCC, o Programa Nacional do Livro e do
Material Didático muda sua configuração para o ensino médio. A partir dessa
mudança, o objetivo desse trabalho é refletir acerca das limitações apresentadas
pelos materiais didáticos elaborados para o novo ensino médio no que concerne a
construção do pensamento geográfico do educando, avaliando a dificuldade dos
professores de geografia quanto à abordagem dos conteúdos geográficos diante de
uma carga horária limitada e de materiais didáticos cada vez mais enxutos. Como
procedimentos metodológicos recorreu-se à busca bibliográfica e documental, e a
análise dos materiais didáticos utilizados pela rede de ensino do estado da Paraíba.
Através da pesquisa verificou-se que os docentes encontram grandes entraves no
que se relaciona ao uso dos materiais didáticos isso em decorrência de sua
sintetização excessiva que afeta diretamente as abordagens geográficas.
Descrição:
COSTA, M. G. M. O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade estadual da paraíba, Campina Grande, 2025.