UEPB - Repositório Digital

O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Maria Gisele Martins
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:13:17Z
dc.date.available 2025-08-16T00:13:17Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34518
dc.description COSTA, M. G. M. O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade estadual da paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A reforma do Ensino Médio, estabelecida pela lei 13.415/47 é vista como um instrumento para moldar a educação de acordo com as demandas do mercado, formando mão de obra qualificada para atender aos interesses do capital e transformando a escola em um instrumento de reprodução do sistema capitalista. As mudanças no currículo, apoiadas por grupos políticos e organizações, impactam diretamente sobre algumas áreas do conhecimento, entre elas a geografia, que passam a sofrer com sua desvalorização e secundarização entre as disciplinas escolares. Acompanhando a reforma e a BNCC, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático muda sua configuração para o ensino médio. A partir dessa mudança, o objetivo desse trabalho é refletir acerca das limitações apresentadas pelos materiais didáticos elaborados para o novo ensino médio no que concerne a construção do pensamento geográfico do educando, avaliando a dificuldade dos professores de geografia quanto à abordagem dos conteúdos geográficos diante de uma carga horária limitada e de materiais didáticos cada vez mais enxutos. Como procedimentos metodológicos recorreu-se à busca bibliográfica e documental, e a análise dos materiais didáticos utilizados pela rede de ensino do estado da Paraíba. Através da pesquisa verificou-se que os docentes encontram grandes entraves no que se relaciona ao uso dos materiais didáticos isso em decorrência de sua sintetização excessiva que afeta diretamente as abordagens geográficas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nathalia Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro e do Material Didático pt_BR
dc.subject Pensamento Geográfico pt_BR
dc.title O livro didático e a construção do pensamento geográfico no contexto do novo Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta