UEPB - Repositório Digital

Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Tayane Gabrielli de
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:15:07Z
dc.date.available 2025-08-16T00:15:07Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 371.148
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34520
dc.description LIMA,T. G. Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo refletir e compreender a relevância e os benefícios do Estágio Supervisionado na formação de professores, com ênfase na formação docente em Geografia. O estudo inclui a introdução ao tema, a caracterização do espaço de pesquisa, a metodologia, os resultados e a conclusão, todos voltados para a análise prática e teórica que fundamentam esta discussão. A escolha da temática foi inspirada pelas experiências de iniciação à docência vivenciadas durante a graduação no Curso de Geografia, especialmente nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, no período de atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no programa de Residência Pedagógica. Essas vivências proporcionaram a oportunidade de desenvolver saberes e práticas no ambiente escolar, tanto em turmas do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos adotados basearam-se em pesquisa e revisão bibliográfica, conforme proposto por autores como Gil (2008), a fim de aprofundar a discussão sobre os benefícios do Estágio Supervisionado na formação docente.A principal finalidade foi construir uma revisão de literatura que evidenciasse a relevância desse componente curricular na preparação de educadores em Geografia, disciplina intrinsecamente conectada ao cotidiano e a aspectos práticos. Nesse contexto, o Estágio se apresenta como uma etapa indispensável para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam aos futuros professores relacionar teoria e prática, ampliando sua competência e experiência no espaço escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador. Prof. Dr. Joana Darc Araujo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Docência em Geografia pt_BR
dc.title Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta