Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo refletir e compreender a relevância e os
benefícios do Estágio Supervisionado na formação de professores, com ênfase na
formação docente em Geografia. O estudo inclui a introdução ao tema, a
caracterização do espaço de pesquisa, a metodologia, os resultados e a conclusão,
todos voltados para a análise prática e teórica que fundamentam esta discussão. A
escolha da temática foi inspirada pelas experiências de iniciação à docência
vivenciadas durante a graduação no Curso de Geografia, especialmente nas
disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, no período de atuação como bolsista
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no programa
de Residência Pedagógica. Essas vivências proporcionaram a oportunidade de
desenvolver saberes e práticas no ambiente escolar, tanto em turmas do Ensino
Fundamental quanto do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos adotados
basearam-se em pesquisa e revisão bibliográfica, conforme proposto por autores
como Gil (2008), a fim de aprofundar a discussão sobre os benefícios do Estágio
Supervisionado na formação docente.A principal finalidade foi construir uma revisão
de literatura que evidenciasse a relevância desse componente curricular na
preparação de educadores em Geografia, disciplina intrinsecamente conectada ao
cotidiano e a aspectos práticos. Nesse contexto, o Estágio se apresenta como uma
etapa indispensável para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que
permitam aos futuros professores relacionar teoria e prática, ampliando sua
competência e experiência no espaço escolar.
Descrição:
LIMA,T. G. Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paraíba, Campina Grande, 2025.