dc.contributor.author |
Ramalho, Jefferson Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2025-08-16T00:25:19Z |
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dc.date.available |
2025-08-16T00:25:19Z |
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dc.date.issued |
2024-11-04 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34528 |
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dc.description |
RAMALHO, J. R. O processo de ensino e aprendizagem em Geografia através da mobilização das metodologias ativas. 2024. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando a importância de que o processo de formação inicial para a docência
priorize a imersão dos futuros professores na realidade escolar, torna-se necessário
dar relevo aos programas de formação inicial surgidos nas últimas décadas, entre eles
o Programa Residência Pedagógica (PRP). Tais iniciativas além de lançar luz à
formação evidenciam a premência de que se busquem caminhos que contribuam com
o processo ensino-aprendizagem se apresentando como espaço valioso para a
implementação de novas práticas. Exemplo deste fato é o uso das metodologias ativas
que representam uma opção viável e capaz de estimular os estudantes à aquisição do
conhecimento nas diversas áreas do saber, inclusive na Geografia. Nesse sentido,
este trabalho tem o objetivo analisar como as metodologias ativas podem contribuir
para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas aulas de Geografia a partir
das experiencias vivenciadas em uma turma de 3º série do ensino médio da Escola
CAIC José Jofily, Campina Grande-PB. Os resultados demonstraram que ao participar
do programa o docente em formação adquire maiores habilidades relacionadas ao
exercício docente, construindo seu próprio perfil a partir da realidade vivenciada em
sala de aula. Já no que diz respeito ao uso de metodologias ativas verificou-se que
houve impactos positivos na abordagem dos conteúdos geográficos e na
aprendizagem dos alunos que mostraram maior engajamento durante as aulas,
evidenciado pelo aumento da participação nas atividades propostas e pelo interesse
pelos conteúdos. Conclui-se que as metodologias ativas são uma ferramenta eficaz
para melhorar o ensino de Geografia e promover uma aprendizagem mais significativa
e que o programa residência pedagógica apresenta impacto positivo no processo de
formação inicial para a docência em Geografia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador:. Nathália Rocha Morais |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Formação docente |
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dc.subject |
Residência Pedagógica |
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dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.title |
O processo de ensino e aprendizagem em geografia através da mobilização das metodologias ativas: uma experiência no contexto formativo do programa residência pedagógica-uepb. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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