UEPB - Repositório Digital

O processo de ensino e aprendizagem em geografia através da mobilização das metodologias ativas: uma experiência no contexto formativo do programa residência pedagógica-uepb.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramalho, Jefferson Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:25:19Z
dc.date.available 2025-08-16T00:25:19Z
dc.date.issued 2024-11-04
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34528
dc.description RAMALHO, J. R. O processo de ensino e aprendizagem em Geografia através da mobilização das metodologias ativas. 2024. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a importância de que o processo de formação inicial para a docência priorize a imersão dos futuros professores na realidade escolar, torna-se necessário dar relevo aos programas de formação inicial surgidos nas últimas décadas, entre eles o Programa Residência Pedagógica (PRP). Tais iniciativas além de lançar luz à formação evidenciam a premência de que se busquem caminhos que contribuam com o processo ensino-aprendizagem se apresentando como espaço valioso para a implementação de novas práticas. Exemplo deste fato é o uso das metodologias ativas que representam uma opção viável e capaz de estimular os estudantes à aquisição do conhecimento nas diversas áreas do saber, inclusive na Geografia. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo analisar como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas aulas de Geografia a partir das experiencias vivenciadas em uma turma de 3º série do ensino médio da Escola CAIC José Jofily, Campina Grande-PB. Os resultados demonstraram que ao participar do programa o docente em formação adquire maiores habilidades relacionadas ao exercício docente, construindo seu próprio perfil a partir da realidade vivenciada em sala de aula. Já no que diz respeito ao uso de metodologias ativas verificou-se que houve impactos positivos na abordagem dos conteúdos geográficos e na aprendizagem dos alunos que mostraram maior engajamento durante as aulas, evidenciado pelo aumento da participação nas atividades propostas e pelo interesse pelos conteúdos. Conclui-se que as metodologias ativas são uma ferramenta eficaz para melhorar o ensino de Geografia e promover uma aprendizagem mais significativa e que o programa residência pedagógica apresenta impacto positivo no processo de formação inicial para a docência em Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:. Nathália Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title O processo de ensino e aprendizagem em geografia através da mobilização das metodologias ativas: uma experiência no contexto formativo do programa residência pedagógica-uepb. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta