Resumo:
O presente estudo busca preencher a falta na literatura sobre o uso de práticas artísticas, como
a fotografia, no ensino de Sociologia na educação básica em escolas públicas integrais e técnicas
da Paraíba. Desse modo, investiga os sentidos e significados atribuídos pelos estudantes da
educação básica ao uso da fotografia na construção de uma “imaginação sociológica”,
compreendendo a sociedade de uma maneira crítica e visual. Utilizou-se uma abordagem
qualitativa por meio de rodas de conversa e grupos focais com os estudantes, além de entrevistas
com agentes escolares, como a professora de sociologia e o coordenador pedagógico da Escola
Campo. Os resultados mostram que a fotografia oferece uma maneira inovadora de engajar os
alunos com o conteúdo de Sociologia, promovendo uma reflexão sobre as questões sociais e
culturais, enquanto torna o conhecimento mais crítico e participativo. A contribuição deste
estudo está na ampliação das práticas pedagógicas, sugerindo que a fotografia é uma ferramenta
valiosa para fomentar a reflexão crítica e a análise no ensino de sociologia na educação básica.
Descrição:
CORDEIRO, V. M. B. Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio. 2024. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.