UEPB - Repositório Digital

Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cordeiro, Vívian Maria Bezerra
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:25:55Z
dc.date.available 2025-08-16T00:25:55Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 306.43
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34529
dc.description CORDEIRO, V. M. B. Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio. 2024. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca preencher a falta na literatura sobre o uso de práticas artísticas, como a fotografia, no ensino de Sociologia na educação básica em escolas públicas integrais e técnicas da Paraíba. Desse modo, investiga os sentidos e significados atribuídos pelos estudantes da educação básica ao uso da fotografia na construção de uma “imaginação sociológica”, compreendendo a sociedade de uma maneira crítica e visual. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de rodas de conversa e grupos focais com os estudantes, além de entrevistas com agentes escolares, como a professora de sociologia e o coordenador pedagógico da Escola Campo. Os resultados mostram que a fotografia oferece uma maneira inovadora de engajar os alunos com o conteúdo de Sociologia, promovendo uma reflexão sobre as questões sociais e culturais, enquanto torna o conhecimento mais crítico e participativo. A contribuição deste estudo está na ampliação das práticas pedagógicas, sugerindo que a fotografia é uma ferramenta valiosa para fomentar a reflexão crítica e a análise no ensino de sociologia na educação básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Bélens de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Educação utilitarista pt_BR
dc.title Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta