dc.contributor.author |
Cordeiro, Vívian Maria Bezerra |
|
dc.date.accessioned |
2025-08-16T00:25:55Z |
|
dc.date.available |
2025-08-16T00:25:55Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 306.43 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34529 |
|
dc.description |
CORDEIRO, V. M. B. Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio. 2024. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo busca preencher a falta na literatura sobre o uso de práticas artísticas, como
a fotografia, no ensino de Sociologia na educação básica em escolas públicas integrais e técnicas
da Paraíba. Desse modo, investiga os sentidos e significados atribuídos pelos estudantes da
educação básica ao uso da fotografia na construção de uma “imaginação sociológica”,
compreendendo a sociedade de uma maneira crítica e visual. Utilizou-se uma abordagem
qualitativa por meio de rodas de conversa e grupos focais com os estudantes, além de entrevistas
com agentes escolares, como a professora de sociologia e o coordenador pedagógico da Escola
Campo. Os resultados mostram que a fotografia oferece uma maneira inovadora de engajar os
alunos com o conteúdo de Sociologia, promovendo uma reflexão sobre as questões sociais e
culturais, enquanto torna o conhecimento mais crítico e participativo. A contribuição deste
estudo está na ampliação das práticas pedagógicas, sugerindo que a fotografia é uma ferramenta
valiosa para fomentar a reflexão crítica e a análise no ensino de sociologia na educação básica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Bélens de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject |
Juventudes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação utilitarista |
pt_BR |
dc.title |
Lentes sociológicas: a experiência fotográfica como recurso didático no ensino de sociologia no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |