Resumo:
O objetivo central deste trabalho é o estudo da crítica expressada por Friedrich
Nietzsche ao sistema educacional da Alemanha do Séc XIX, as principais ideias e
críticas lidas e analisadas partem, principalmente, do texto “sobre o futuro de nossos
estabelecimentos de ensino” presente na obra “Escritos sobre educação” de 2004,
que reúne cinco conferências ocorridas em 1872. O termo proferido pelo filósofo
alemão para designar o movimento educacional de sua época é a “moral de
rebanho”, onde a educação é feita para padronizar e domesticar os indivíduos para
atender os interesses do Estado e do Mercado. Este trabalho de conclusão de curso
aborda também como a educação brasileira atualmente uniformiza os estudantes e
as estudantes por meio do currículo, da formação para o trabalho e reprodução de
informações e valores pré-estabelecidos, a afim de fundamentar um paralelo entre a
crítica nietzschiana a educação de seu tempo e a realidade contemporânea vigente
nas instituições brasileiras, especialmente no ensino médio. Para além da crítica, é
relevante também explorar a proposta para educação do filósofo alemão, que tem
como objetivo central emergir sujeitos autênticos, singulares e críticos.
Descrição:
SANTANA JUNIOR, G. F. Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.