UEPB - Repositório Digital

Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana Jùnior, Geovane Ferreira de
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:37:01Z
dc.date.available 2025-08-16T00:37:01Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34540
dc.description SANTANA JUNIOR, G. F. Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo central deste trabalho é o estudo da crítica expressada por Friedrich Nietzsche ao sistema educacional da Alemanha do Séc XIX, as principais ideias e críticas lidas e analisadas partem, principalmente, do texto “sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” presente na obra “Escritos sobre educação” de 2004, que reúne cinco conferências ocorridas em 1872. O termo proferido pelo filósofo alemão para designar o movimento educacional de sua época é a “moral de rebanho”, onde a educação é feita para padronizar e domesticar os indivíduos para atender os interesses do Estado e do Mercado. Este trabalho de conclusão de curso aborda também como a educação brasileira atualmente uniformiza os estudantes e as estudantes por meio do currículo, da formação para o trabalho e reprodução de informações e valores pré-estabelecidos, a afim de fundamentar um paralelo entre a crítica nietzschiana a educação de seu tempo e a realidade contemporânea vigente nas instituições brasileiras, especialmente no ensino médio. Para além da crítica, é relevante também explorar a proposta para educação do filósofo alemão, que tem como objetivo central emergir sujeitos autênticos, singulares e críticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Dra. Gilmara Coutinho Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação brasileira pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.title Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta