dc.contributor.author |
Santana Jùnior, Geovane Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2025-08-16T00:37:01Z |
|
dc.date.available |
2025-08-16T00:37:01Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34540 |
|
dc.description |
SANTANA JUNIOR, G. F. Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo central deste trabalho é o estudo da crítica expressada por Friedrich
Nietzsche ao sistema educacional da Alemanha do Séc XIX, as principais ideias e
críticas lidas e analisadas partem, principalmente, do texto “sobre o futuro de nossos
estabelecimentos de ensino” presente na obra “Escritos sobre educação” de 2004,
que reúne cinco conferências ocorridas em 1872. O termo proferido pelo filósofo
alemão para designar o movimento educacional de sua época é a “moral de
rebanho”, onde a educação é feita para padronizar e domesticar os indivíduos para
atender os interesses do Estado e do Mercado. Este trabalho de conclusão de curso
aborda também como a educação brasileira atualmente uniformiza os estudantes e
as estudantes por meio do currículo, da formação para o trabalho e reprodução de
informações e valores pré-estabelecidos, a afim de fundamentar um paralelo entre a
crítica nietzschiana a educação de seu tempo e a realidade contemporânea vigente
nas instituições brasileiras, especialmente no ensino médio. Para além da crítica, é
relevante também explorar a proposta para educação do filósofo alemão, que tem
como objetivo central emergir sujeitos autênticos, singulares e críticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Dra. Gilmara Coutinho Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.title |
Nietzsche e a educação: críticas à educação alemã e sua relevância para a educação brasileira |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |