Resumo:
Este trabalho examina alguns processos de aprendizagem e aquisição da língua espanhola no Brasil, destacando o âmbito do futebol como análise de caso, as dificuldades enfrentadas pelos futebolistas, que se deslocam para clubes de países hispânicos, e aqueles que, mesmo atuando em clubes brasileiros, têm contato com a língua estrangeira através da imprensa, entre outros meios de interação. Sendo assim, analisaremos os impactos que a ausência de adquirir uma língua não nativa pode causar na carreira profissional de um atleta de futebol. Recorreremos a alguns teóricos como: Burguez (2023), Cunha (2016), Dacar (2000), Ferreira e González (2022), autores que demonstram a importância do ensino e aprendizagem do espanhol para brasileiros. Também utilizaremos o método qualitativo exploratório, através de vídeos que relatam experiências de jogadores que sofreram desafios de comunicação em espanhol, incluindo o episódio do atleta Pedro, do Flamengo. Além disso, o trabalho se constituiu a partir da consulta e das contribuições de artigos, livros e entrevistas para organizar os dados. Logo, buscamos tratar a necessidade de aprender o idioma espanhol como um fator importantíssimo também na comunidade futebolística brasileira. Em suma, evidencia-se que as competências linguísticas causam um impacto descomunal na comunicação e no sucesso de profissionais no ambiente esportivo.
Descrição:
SANTOS, B. A. A importância da língua espanhola no mundo do futebol: exemplificando o caso do jogador Pedro do Flamengo. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.